A Avaliação Psicológica tem como função essencial o diagnóstico e a compreensão dos sintomas ou queixas actuais da criança/ adolescente, considerando os diferentes ambientes ou contextos nos quais essa se move, a sua dinâmica familiar e relacional e as características do seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

Assim, esta análise aprofundada dos principais aspectos do desenvolvimento e do funcionamento psicológico da criança/ adolescente, realiza-se de um modo independente ao processo de intervenção psicológica eventualmente a implementar à posteriori.

Consiste num número limitado de consultas, nas quais recorreremos à utilização de diferentes técnicas e métodos de avaliação, designadamente à realização de uma entrevista, da observação directa, do recurso a inventários de comportamento para pais, professores e criança, a utilização de instrumentos de avaliação cognitiva, neuropsicológica e pedagógica.

Após a implementação do protocolo de avaliação, o processo culminará com a devolução dos resultados, que consoante a finalidade e o pedido inicial – de professores e/ou educadores, do pediatra, ou outros – poderá ser acompanhada da entrega de um Relatório de Avaliação Psicológica.

Os objectivos da consulta de Avaliação Psicológica são múltiplos, passando pelo diagnóstico, caracterização e compreensão dos resultados obtidos, predição do desempenho posterior, prognóstico e encaminhamento para intervenção (articulando propostas reeducativas com as escolas ou com outros técnicos: Terapia da Fala, Apoio Pedagógico Especializado e/ou Psicomotricidade).

A maioria dos pedidos de Consulta de Avaliação Psicológica são formulados pelos pais e/ou professores da criança e relacionam-se com dificuldades escolares e suspeitas de sobredotação, em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 16 anos de idade.

No entanto, serão igualmente contempladas avaliações referentes à Idade Pré-Escolar, assim como, após o ingresso no Ensino Secundário.

 

  • Avaliação Emocional e da Personalidade

Avaliação realizada com base no desenvolvimento dinâmico da personalidade e do temperamento da criança e do adolescente com um carácter compreensivo – explicativo. Análise do(s) comportamento(s), com base no perfil de personalidade.

Procedimentos: Entrevista Clínica e realização de Testes de Avaliação da Personalidade, Inventários de Auto-Resposta, Avaliação da Auto-Estima e Auto-Conceito, etc..

 

  • Avaliação Cognitiva e da Inteligência

Avaliação realizada com base na análise das competências cognitivas e intelectuais individuais. Determinação das áreas fortes ou fracas ou dos domínios do funcionamento intelectual, fornecendo indicações para avaliação ou despiste de suspeitas de Défice Cognitivo, Dificuldades de Aprendizagem (Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia, Insucesso Escolar), Sobredotação, entre outras.

Procedimentos: Entrevista Clínica e realização de Testes de Avaliação Cognitiva.

 

  • Avaliação do Perfil de Desenvolvimento Infantil

Avaliação do nível de desenvolvimento da criança, sobretudo em idade pré-escolar. Este processo contempla as áreas do desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento da linguagem, competências sócio-emocionais/ interacção social e processos de aprendizagem.

Procedimentos: Entrevista Clínica com os Pais (Anamnese), envio de Questionários de Avaliação do Comportamento para os Pais e Educadores/ Professores e realização de Testes de Avaliação do Desenvolvimento da criança.

 

  • Despiste de Dislexia e de outras Dificuldades de Aprendizagem

Dirigida a crianças que revelem baixo rendimento escolar e/ou dificuldades específicas de aprendizagem. Consiste num estudo completo das possíveis causas do insucesso escolar da criança/ adolescente.

Procedimentos: Entrevista Clínica com os Pais (Anamnese) e com a criança ou adolescente, envio de Questionários de Avaliação do Comportamento para os Pais e Educadores/ Professores e realização de Testes de Avaliação Psicopedagógica (p.e., Testes Específicos de Diagnóstico da Dislexia; Testes de Avaliação da Leitura/ Ortografia, entre outros).

 

  • Outros Despistes Específicos / Despiste Psicopatológico

Avaliação indicada para situações nas quais a criança e o adolescente apresentem alterações de comportamento ou de humor que interfiram com o seu bem-estar geral, designadamente: PHDA – Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, Agressividade/ Impulsividade, Perturbação de Comportamento de Oposição e Desafio, Perturbações do Comportamento Alimentar, Mutismo Selectivo, Perturbações da Ansiedade (p.e., Fobias, Perturbação de Pânico), Depressão, Alterações Emocionais resultantes de Processo de Divórcio, etc..

Procedimentos: Entrevista Clínica com os Pais e com a criança ou adolescente; realização de outros testes a definir.

 

  • Avaliação Pré-Escolar e de Prontidão Escolar

Avaliação destinada a crianças que revelem condições de ingresso no 1ºCEB antes da idade estipulada por lei, devido ao seu desempenho excepcional. Também útil para diagnosticar precocemente dificuldades específicas de aprendizagem, (antes do ingresso no 1º ciclo, p.e.).

Procedimentos: Entrevista Clínica com os Pais (Anamnese) e com a criança, envio de Questionários de Avaliação do Comportamento para os Pais e Educadores/ Professores e realização de Testes de Avaliação do Desenvolvimento, Avaliação Cognitiva e Psicopedagógica, entre outros.