Actividades e Trabalhos com Incidência no Domínio Literário

Nesta secção poderá encontrar as informações respeitantes às Publicações e Actividades realizadas por Paulo José Costa, com incidência no domínio literário.

 

(2011)

No domínio da Poesia, publicou (“Sopro da voz”; Textiverso – Leiria).

https://textiverso.com/poesia-novos-talentos/153-sopro-da-voz

 

(2013)

Publicou “O menino que acordava as estrelas” – Literatura Infanto-Juvenil (Textiverso), livro ilustrado por Nídia Nair Marques.

https://textiverso.com/extra-coleccao/243-o-menino-que-acordava-as-estrelas

Outros links

http://omeninoqueacordavaasestrelas.blogspot.com/

(2014)

Publicou o Livro de Poemas que integrou o Projecto Poético – Fotográfico “Vizinhança de Olhares” (Textiverso) (Poesia e Fotografia), em colaboração com a Fotógrafa Sara Fabião, do qual resultou uma Exposição Itinerante, patente em diversos locais do País (Livraria Arquivo – Leiria, CAE – Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz, Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria, Biblioteca Municipal de Porto de Mós e Festival Literário Tábula Rasa, em Fátima).

https://textiverso.com/poesia-novos-talentos/285-vizinhanca-de-olhares

Outros links

https://www.youtube.com/watch?v=Zrcrvhai0Nw
https://www.facebook.com/vizinhancadeolhares/

 

(2015)

Teve um Conto intitulado “O Lago dos Mil Reflexos” publicado online, a convite do escritor Paulo Kellerman, redigido a partir de uma fotografia da autoria do Fotógrafo Ricardo Graça, na extinta Revista “Preguiça Magazine”.

 

(2017)

Publicou o seu mais recente Livro de Poesia, intitulado “Casa Alta” (Edição de Autor) com ilustração a cargo da Artista Plástica Sílvia Patrício, livro-objecto com Design Gráfico de Paulo Fuentez, igualmente com Exposição Itinerante, patente em diversos locais (Livraria Arquivo – Leiria, Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria e Festival Literário Tábula Rasa, Fátima). Destaque-se aqui a colaboração do Pianista e Compositor André Barros, na criação de 3 Atmosferas Sonoras a partir de Poemas desta Obra, cuja instalação vídeo integra a Exposição.

Outros links

https://revistacaliban.net/nortear-o-f%C3%B4lego-27dface3b213
https://www.facebook.com/casaltapaulojosecostaesilviapatricio/
https://www.youtube.com/watch?v=k8M4R_F3Mdo
https://www.youtube.com/watch?v=Fk2xUcQhe0s
https://www.youtube.com/watch?v=qrUzfEucKIY

 

Durante vários Anos, desde 2008, tem assindoa Crónicas em Jornais de âmbito Regional, designadamente Jornal das Cortes, Jornal Presente e no Jornal de Leiria.

Encontra-se representado em diversas Antologias de Poesia em Portugal e em Espanha (No Resignación – Antologia Poética de Salamanca, 2016), coordenada pelo poeta hispano-peruano Alfredo Pérez Alencart.

Em 2017, foi responsável pela coordenação e programação do Evento Literário “RONDA POÉTICA 2017”. Acção dedicada exclusivamente à Poesia, realizada entre os dias 17 e 22 de Março, numa organização conjunta do Jornal de Leiria, Livraria Arquivo e Câmara Municipal de Leiria, com acções que promoveram a obra de poetas, artistas, músicos, fotógrafos e outros participantes, por intermédio de diálogos e intercâmbios, tertúlias e debates, serões poético-musicais, exposições, projectos de intervenção comunitária, maratona de poesia e muitas outras dinâmicas, em distintos locais da cidade, com acções dirigidas a crianças, jovens e adultos, reclusos e população prisional, apresentações de livros e de CD, declamação, dança, intervenções musicais, espectáculos poéticos, acção comunitária e gala de poesia para escolas, conferindo a este evento um carácter ecléctico e inovador a nível local e nacional. Foi também neste âmbito, responsável pela concepção e promoção do I Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, do qual resultou a Obra vencedora A Instrumentação do Fogo de Carla Pais, de entre cerca de 370 obras concorrentes.

https://rondapoetica.pt/
https://www.facebook.com/rondapoetica/

A «RONDA POÉTICA 2019», já em fase de preparação, a par do II Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, assumirão inquestionavelmente, na cidade de Leiria e a nível nacional, uma notória asserção cultural e literária, um polo de visibilidade e dinamização de ideias, firmando-se como um novo lugar de encontro nesta cidade de enlevada herança literária e poética.

Integra o Projecto «CASA NAU», composto por Paulo Costa (Voz / Guitarra), Nuno Brito (Voz / Guitarra, Melódica e Metalofone), Marco Tenório (Guitarra), Francisco Gomes (Percussão), Beatriz Sá Vieira (Guitarra), Inês Sousa (Voz) e Nídia Nair Marques (Declamação), que por intermédio de intervenções acústicas e despretensiosas, compõem e apresentam temas musicados sobre Poemas da autoria de Poetas Leirienses – Carlos Lopes Pires, Paulo José Costa, Acácio de Paiva, Afonso Lopes Vieira, intercalando momentos de declamação com intervenções musicais. Têm por divisa a singularidade de actuarem em locais insólitos e inusitados, tais como Bibliotecas, Igrejas, Museus, Faróis, Bosques e Lavadouros, numa atitude de genuína aclamação dos versos que entoam na sua essência e âmago. Ao longo dos últimos anos têm realizado intervenções em eventos como Apresentação de Livros e Antologias de Poesia, Festival Afonso Lopes Vieira (S. Pedro de Moel), Festival Tábula Rasa (Fátima), Ronda Poética, entre outras circunstâncias de cariz literário e cultural.